Premiados da Primeira Edição – Olhares do Interior


Todo processo decisório da mostra se fundamenta no comprometimento, na dedicação e no intelecto de um corpo de jurados de prestígio. O júri é composto por figuras publicamente reconhecidas por suas contribuições no campo das artes, educação e cultura. Seus membros são: Américo Galvão, André Carvalho, Angélica Alves, Eduarda Samara, Eugênio Maria Gomes, Hélio Amaral e Lilian Alcântara. Todos contam com o aval da coordenação do evento, e certamente contaram, com o apoio dos expectadores regionais da mostra e dos realizadores inscritos. Com visões de mundo distintas, o júri se complementa mutuamente, promovendo, portanto, a diversidade necessária aos processos decisórios, democraticamente estruturados.

Confira os premiados:



Recebe o troféu Olhar do Interior de melhor filme “Sirumi” de Thiago Camargo
Recebe o troféu Olhar do Interior de menção honrosa “O Véu de Amani” de Renata diniz
Recebe também o Troféu Olhar do Interior do júri popular “Alexandra” de Luis Alberto Cassol que conquistou 3291 votos.

PARECER DO JÚRI – MELHOR FILME – 2020

Estamos convencidos de que o julgamento do júri da Mostra Nacional de Cinema de Caratinga “Olhares do Interior” foi acertado e reflete a concretização dos objetivos da mostra. Os membros do júri escolheram “Sirumi”, “pela qualidade técnica, pela criatividade de recursos e pela capacidade de abordar temas atuais através de discussões tão contemporâneas e urgentes como a construção de novos imaginários através da estética afrofuturista.”

Os membros do júri também afirmaram que “Sirumi” sintetiza “uma situação caótica que envolve a saúde pública.” A obra é premonitória e revela, por analogia, a situação que atravessamos. “Sirumi” “também denuncia a patologização da vida, numa sociedade idealizada por uma minoria totalitária que priva a maioria das suas escolhas, sentimentos e necessidades. A lógica do controle social aparece por excluir as subjetividades humanas e promover doenças mentais imaginárias.”

Portanto, essas assertivas embasam a decisão do Júri. O troféu que segue é a prova cabal da profunda admiração, reverência e desejo de longanimidade a esta obra incrível. “Sirumi” fortalece nossa esperança na potencialidade do cinema brasileiro, a quem rendemos nossa profundo respeito.

“Mostra Nacional de Cinema de Caratinga – Olhares do Interior” –

Caratinga
08/2020